Quer mais engajamento no Instagram? Confira essas 5 dicas imperdíveis e gratuitas!

Digimax Criação • 6 de setembro de 2024

Aqui na Digimax uma das redes mais amadas pelos clientes é o Instagram. Uma dúvida frequente é saber o que o cliente pode fazer para melhorar o engajamento de seu negócio. Confira algumas dicas para melhorar seu engajamento no Instagram de forma gratuita:


Dica 1 - Faça lives


A Live no Instagram é um recurso muito interessante que permite você fazer uma transmissão ao vivo em qualquer lugar e horário para seus seguidores. 

Essas lives são uma maneira fácil e simples de aumentar o engajamento da sua conta com seus seguidores. Com uma live organizada, com boas interações e esclarecimento de dúvidas, você tem boas chances de ganhar mais clientes e aumentar seu engajamento nas redes sociais.


Como fazer sua live?


Para usar o recurso das lives é simples


  • Você precisa entrar na aba para criar stories e deslizar para “Ao Vivo”, após isso é só iniciar sua transmissão.
  • Através das configurações você pode personalizar o título da sua transmissão.
  • Também é possível escolher até três contas para entrarem ao vivo com você, para isso é só clicar no ícone “adicionar pessoas” e pesquisar a conta que você procura.
  • Após o fim da live você pode optar por compartilhá-la no feed.

Por que fazer uma transmissão ao vivo?


É uma forma gratuita e simples para você se conectar com seus seguidores, falar, mostrar e anunciar algum de seus produtos ou serviços em tempo real.


  • Interações em tempo real: É possível responder comentários, dúvidas, ofertas, perguntas e reações em tempo real, criando uma dinâmica interativa.


  • Boa oportunidade de interação: Você pode mostrar um pouco mais do seu negócio de uma forma informal e interagir de acordo com os comentários de seus clientes e quem sabe de repente criar posts com aquelas dúvidas mais comuns entre eles.


  • Salvar o vídeo para postar depois: Após encerrar a live, é possível salvar o vídeo para postar no reels mais tarde, dessa forma você consegue criar mais de um conteúdo de uma vez.


Dicas para um bom aproveitamento da transmissão ao vivo


  • Planeje seu conteúdo: Antes de iniciar sua live, é interessante você ter uma ideia do que você quer fazer durante a transmissão, quer apenas responder comentários, anunciar seus produtos e serviços, fazer promoções ou até mesmo promover vendas. 


  • Promover a transmissão: Antes de iniciar sua live é possível enviar uma notificação com antecedência para seus seguidores, para que estes possam se planejar para assistir a transmissão ao vivo.


  • Interação com seguidores: É importante ficar atento e responder o maior número de dúvidas possível, para não deixar seus clientes na mão.


Recursos interessantes para usar em sua transmissão


  • Convidar outras pessoas para participar: É possível convidar até 3 pessoas para uma live, desta forma você pode criar parcerias com outras contas e anunciar por lives, explicar como vai funcionar essas parcerias, responder dúvidas ou apenas chamar algum convidado.


  • Criar campanhas para arrecadação de fundos: Você pode criar campanhas de doação ou arrecadação de fundos através das lives.


  • Adicionar imagens durante a transmissão: Durante as transmissões é possível adicionar fotos para que os telespectadores vejam. Desta forma você pode mostrar imagens de seus produtos ou dar um exemplo de serviço de maneira mais detalhada.


Dica 2 - Usar recursos dos Stories


Os Stories do Instagram oferecem diversos recursos interativos e através disso é possível ter uma base de interações dos seus seguidores com sua conta. Segue lista desses recursos abaixo:


  • Sua vez: Essa “figurinha” permite você criar um tópico para um Story público e através disso, outros usuários podem publicar um Story com o tópico criado. Ao um usuário usar o tópico que você criou, é possível ver quem usou e o Story publicado. Com esse recurso você pode engajar a conta do seu negócio e permitir que seus clientes interajam com você, como por exemplo criando um tópico com clientes usando seu produto ou aderindo aos seus serviços.
  • Caixa de perguntas: Através desse recurso os consumidores de seus produtos/serviços podem fazer perguntas ou responder aquilo que foi perguntado. Com essa figurinha é possível fazer diversos tipos de interações, como pedir sugestões de seus clientes, descobrir as dúvidas mais comuns ou opiniões em geral.
  • Modelo de sua vez: Esse recurso se assemelha ao “Sua vez”, mas nesse caso você pode criar e colocar mais detalhes em seus modelos, como GIFS, figurinhas e textos. Através de um modelo criativo é possível promover um alto engajamento com seus clientes usando publicações interativas e descontraídas.
  • Enquetes: Com esse recurso é possível você criar uma pesquisa para que seus seguidores decidam entre até quatro opções. As enquetes são muito interessantes para você conseguir ter uma base de quais seguidores estão engajando com a conta e assistindo todos os stories vendo a quantidade de pessoas que votaram na enquete. Um exemplo de uso para enquetes é perguntando coisas como qual horário seus clientes preferem que você solte uma novidade, você pode dar opções e eles votam na de maior preferência.
  • Contagem regressiva: Essa é outra ferramenta que ajuda a aumentar o engajamento, a partir dela você pode criar uma contagem regressiva para algum evento, como alguma campanha, datas comemorativas, eventos “surpresa” ou até mesmo o fim de uma promoção, campanha. Dessa forma você vai criar uma antecipação que gera uma curiosidade, ansiedade e urgência entre os seus clientes, além disso é possível que seus compradores marquem a opção de ativar um lembrete para o fim da contagem regressiva, desta forma eles podem ficar bem informados.
  • Menções e reposts: Através dos stories é possível marcar outras contas e republicar os stories que você foi marcado. Essa é uma boa forma de aumentar clientes, pois com essa interação você pode ganhar seguidores vindos de outras contas ou republicar os stories que seu cliente te marcou, trazendo uma sensação de que aquele serviço que você admira “te notou”.
  • Destaques: A ferramenta dos destaques permite que você deixe no seu feed, os stories que foram publicados e já desapareceram. É um recurso interessante pois permite que seus clientes vejam algum story importante que já desapareceu. Você pode organizar seus destaques em tópicos como por exemplo, contato, feedback de clientes, entre outras coisas que você ache interessante destacar na sua página.
  • Emoji deslizável e reação com emoji: Ambas funções permitem que você escolha um emoji e aos seus seguidores clicarem, no caso da reação ou deslizarem, no caso do deslizável, você pode consultar quem participou da interação. Desta forma você consegue uma base da quantidade de contas que interagem com você, além de criar um story mais dinâmico e interativo.

Dica 3 - Capcut para edição de vídeos


O Capcut é um editor de vídeo simples e gratuito, disponível para download em dispositivos móveis, que pode transformar um vídeo básico e simples em algo mais desenvolvido, um vídeo com um diferencial acaba prendendo mais a atenção das pessoas do que aquele que não sai do básico. O aplicativo possui inúmeros recursos interessantes e gratuitos, abaixo segue algum deles:

  • Transições: É possível usar inúmeras transições com o capcut, das simples, básicas e mais comuns até às mais diferenciadas e avançadas.


  • Modelos prontos: No capcut é possível você criar modelos de vídeos ou usar modelos prontos. Ele é app bem famoso pelos modelos prontos e existem diversos na plataforma, usar modelos é uma forma fácil de viralizar sem levar muito tempo editando vídeos e planejando.


  • Legendas automáticas: É muito importante colocar legendas nos vídeos, pois existem muitas pessoas que possuem problemas auditivos ou apenas para facilitar para quem não pode ouvir o áudio em algum momento específico. Com o capcut é possível adicionar legendas automáticas e editar essas legendas.

 

  • Adicionar e editar áudio: O aplicativo te permite extrair áudios de vídeos, adicionar áudio aos vídeos e editar de diversas formas.


  • Redimensionamento de vídeos: A partir desse recurso é possível redimensionar os vídeos para deixá-los mais adequados para cada rede social.


  • Corte de vídeos: O capcut possui um recurso para cortar vídeos bem fácil de mexer e que permite você juntar vídeos, cortar no meio, cortar partes, etc.


  • Filtros e efeitos: O app oferece diversos filtros e efeitos dos mais variados para adicionar em seus vídeos.


Dica 4 - Publicar vídeos no Reels

 

O Reels do Instagram é um local para publicação de vídeos, que vem se popularizando bastante, ele pode aumentar o engajamento por se tratar de vídeos mais curtos e simples, muitos usuários do Instagram vem usando mais o reels do que o feed normal e optam para a página que aparece apenas reels. Além disso, o reels conta com diversos recursos interessantes que podem deixar seu vídeo ainda mais legal.


Principais recursos do reels:


  • Adicionar músicas: É possível escolher uma música para adicionar no seu reels. Uma boa dica é utilizar músicas e áudios virais que estão bombando, pois isso pode garantir uma maior chance de viralização para seu post.


  • Collabs: O reels permite você adicionar diversos colaboradores, desta forma o seu vídeo pode ser visto em mais de uma conta e alcançar mais usuários do Instagram.


  • Modelos: Nesse recurso é possível você criar modelo de vídeo para o reels para outras pessoas usarem ou você usar o de outras pessoas. Usar modelos em alta pode aumentar as chances de viralização do seu reels.


  • Ferramentas de edição: Existem diversas ferramentas para edição de vídeos no próprio reels, como cortar o vídeo, adicionar textos, figurinhas, filtros, entre outros.


  • Sua vez: A figurinha “Sua vez” dos stories também está disponível para o reels, com a mesma função.


Dicas para fazer um bom reels:


  • Planejar: Com um bom planejamento, analisando o que mais é postado no reels, o que mais está bombando e fazendo um pequeno roteiro, é possível que seu vídeo viralize muito mais.


  • Fazer trends: Fazer trends que estão bombando é essencial para viralizar seu reels de uma forma simples, basta você se inspirar em um modelo de vídeo viral que está em alta e adaptar para uma forma que faça sentido no seu negócio.


  • Ser você mesmo: É importante ser você mesmo ao gravar reels, principalmente quando se trata dos vídeos que são gravados de si mesmo ou outras pessoas, pois geralmente dão preferência para vídeos espontâneos e menos informais.


  • Conteúdos: Fazer conteúdos variados, evitar repetir sempre o mesmo tipo de conteúdo. Por exemplo, você pode gravar um unboxing de seus produtos, vlogs, bastidores, entre diversos outros.


  • Vídeos curtos: O reels permite postar vídeos de até 15 minutos, porém vídeos muito longos costumam não prender muito atenção dos usuários, o ideal é fazer vídeos de 15 a 45 segundos e no máximo 90 segundos.

Dica 5 - Ficar atento aos comentários de seguidores


Aqui na Digimax sempre respondemos todos os comentários dos seguidores, pois é uma forma de você sempre demonstrar uma atenção especial e uma maneira de se aproximar do seu seguidor e transformá-lo em um cliente.


Por isso é importante responder de uma maneira bem atenciosa , esclarecendo todas as dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e evitar ao máximo deixar algum cliente em potencial sem resposta, desta forma é possível que você atraia cada vez mais clientes para o seu negócio. Para isso é importante ficar atento a algumas coisas:

 

  • Curtir comentários: Muitas vezes os consumidores do seu conteúdo acabam comentando apenas um emoji, uma palavra ou algo nessa linha e isso pode acabar deixando você sem ter como elaborar uma resposta, nesses casos é interessante curtir o comentário para que a pessoa não se sinta ignorada.


  • Mostrar personalidade ao responder: É importante sempre deixar em evidência a personalidade da sua empresa, se é algo mais sério é legal usar uma linguagem sempre mais formal, se é algo mais descontraído, jovem é interessante usar uma linguagem mais simples.


  • Mencionar o nome: Ao responder o comentário de um cliente, é bom sempre mencionar o nome dele (caso o user deixe explícito), para causar um ar mais atencioso.


  • Evite jargões: Evite ao máximo expressões muito específicas para um grupo de pessoas, para que todos possam entender o que você está querendo dizer.


  • Migrar comentários para a dm: Sempre que alguém parecer bem interessado, é fundamental levar esse possível cliente para dm, desta forma é bom terminar as respostas com “vou te mandar uma mensagem na dm”, “me chame na dm para mais informações”, etc.

Se você quer crescer no Instagram e aumentar o engajamento de forma orgânica, seguir essas 5 dicas é um excelente ponto de partida.


Aqui na Digimax, somos especialistas em estratégias digitais e entendemos como alavancar sua presença nas redes sociais.


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