Você está lendo este artigo pela tela de um desktop (computador ou notebook) ou pela tela de um celular?
É cada vez mais comum que o acesso aos sites sejam feitos pelo celular, sejam eles Android ou iOS, e ter um site que responda bem às diversas resoluções é algo muito importante para que a experiência do usuário seja a melhor possível.
Por isso é muito importante que você esteja atento quanto ao seu site. Ele é um site RESPONSIVO?
AFINAL, O QUE É UM SITE RESPONSIVO?
O SITE RESPONSIVO é aquele que está preparado para ser visualizado em qualquer tipo de dispositivo, sejam eles celulares ou computadores, ou até mesmo algum outro tipo de dispositivo, como as smart TVs, por exemplo.
Sabe aquele site que quando você abre pelo celular as letras ficam pequenininhas e para você conseguir ler ou acessar os botões precisa usar o ZOOM? Pois é, esse site não é RESPONSIVO. A experiência para o usuário é péssima e na maioria dos casos o usuário simplesmente fecha o site e não volta mais a acessá-lo.
É como se um cliente chegasse a um supermercado no dia em que estivessem fazendo mudança, onde toda a mercadoria está amontoada ou tudo espalhado, as prateleiras desorganizadas e os preços difíceis de serem localizados. Provavelmente, o cliente iria embora sem comprar nada, pois estaria diante de um caos total. Quando o site não é RESPONSIVO, o usuário se depara com o CAOS.
O cliente quer um ambiente organizado quando vai a um supermercado para adquirir produtos. Ele está acostumado com a organização e a ordem do ambiente. Isso dá segurança para que ele conheça e se familiarize com o lugar e se sinta à vontade para consumir e gastar.
Da mesma forma acontece com um SITE RESPONSIVO. O usuário transfere para o mundo virtual as preferências adquiridas no mundo material e acessar um site que ofereça um ambiente bem organizado, de fácil acesso e usabilidade, independente do dispositivo que o usuário estiver usando, cria o ambiente seguro e familiar para que ele consuma o conteúdo e se torne satisfeito com a experiência.
O SITE RESPONSIVO é um site inteligente e pode oferecer a melhor experiência para o usuário, sendo capaz de interpretar o dispositivo que está sendo usado para acessá-lo, além do sistema operacional e até mesmo o navegador utilizado. É projetado para se adaptar a qualquer tipo de tela e resolução, sem sofrer distorções em sua aparência, se apresentando com um design harmônico para qualquer situação, seja na largura, dimensões das imagens, adequação das fontes e da proporção de todos os demais elementos do site.
SITE RESPONSIVO NÃO É VERSÃO MOBILE
Existem diferenças importantes para um SITE RESPONSIVO e um SITE VERSÃO MOBILE.
O SITE RESPONSIVO é o mesmo SITE DESKTOP, porém sua programação permite que ele consiga se adaptar a qualquer tipo de dispositivo. Não importa qual seja o dispositivo ou qual seja o navegador, o SITE RESPONSIVO entregará a melhor experiência possível para o usuário. O SITE estará pronto para qualquer dispositivo que já exista ou que ainda venha a existir.
Já o SITE VERSÃO MOBILE é um segundo SITE. Você vai ter o SITE DESKTOP e o SITE MOBILE. Mas qual é o problema? O problema é que o SITE VERSÃO MOBILE tem limitações. Já viu alguém dizer: “ ESTE SITE FUNCIONA MELHOR PELO INTERNET EXPLORER" , ou então, “ ABRE NO MOZILLA QUE FUNCIONA” ?
Isso acontece porque o SITE tem versões diferentes. Cada versão funciona bem para o dispositivo ou navegador específico para o qual ele foi desenvolvido. Foi desenvolvido um SITE para ser acessado pelo DESKTOP e outro para ser acessado pelo CELULAR. Porém, qualquer outro dispositivo que tentar acessar o site irá ser encaminhado para alguma dessas versões e poderá se deparar com falta de funcionalidade ou distorções.
Além disso, a VERSÃO MOBILE pode não funcionar em todos os modelos de smartphones que existem atualmente. As configurações mudam e os sistemas operacionais também. Não é incomum que um site funcione bem para o iOS e não funcione para o Android e vice-versa. Ou funcione bem com o Safari, mas não funcione com o Chrome.
Então o mais adequado é que o SITE VERSÃO MOBILE seja usado apenas como uma forma temporária de acesso ao seu site, enquanto a VERSÃO RESPONSIVA é desenvolvida e aperfeiçoada.
DESKTOP OU MOBILE FIRST
Você já tem um site para seu negócio? Então o caminho é criar uma VERSÃO MOBILE enquanto providencia o desenvolvimento de um site novo, que seja RESPONSIVO.
Agora, se você ainda não tem site para seu negócio então não restam dúvidas: você deve pensar no desenvolvimento do seu site voltado para a navegação pelo smartphone.
Seu site tem de ser RESPONSIVO, porém a arquitetura dele e usabilidade tem que ser pensada para a navegação que é realizada pelo celular. Se o usuário for acessar, eventualmente, pelo DESKTOP, o site terá a inteligência necessária para se adaptar e oferecer uma experiência agradável, certamente.
Mas por que construir a idéia de um SITE em cima da navegação via smartphone? A resposta é simples: é porque a maioria dos usuários da internet de hoje a usam pelo celular.
Segundo estudos da GSMA, o Brasil é o país com mais smartphones conectados à Internet na América Latina. O próprio Google leva em conta o conceito MOBILE FIRST para fazer o ranqueamento dos sites, ou seja, os SITES que têm a arquitetura e desenvolvimento focado na navegação mobile são melhores posicionados.
POR QUE É FUNDAMENTAL PENSAR NA IMPORTÂNCIA DA RESPONSIVIDADE DE UM SITE?
Para responder essa pergunta, antes de tudo, a coisa mais importante que precisa ser compreendida é que:
PROJETOS WEB PRECISAM PRIORIZAR A MELHOR EXPERIÊNCIA POSSÍVEL PARA O USUÁRIO .
Esse é o norte que deve ser seguido na construção de um projeto WEB, seja um SITE, ou um E-COMMERCE, um BLOG ou qualquer outro projeto do tipo. É o usuário final e a experiência que ele vai ter ao acessar o seu projeto que deve ser o foco de todo o trabalho ou ele não vai decolar.
O SITE RESPONSIVO tem, justamente, esse objetivo. Priorizar a experiência do usuário e fazer dele um cliente, que irá retornar e consumir o conteúdo que você tem para oferecer.
Pode ter certeza, quando a pessoa gosta do seu site e do seu conteúdo, quando ela se identifica com o que você tem para oferecer, ela irá querer acessar nas horas mais inusitadas. Talvez ela tenha visto seu site por um computador na empresa e quer mostrar seu produto para outra pessoa em casa e vai fazer isso acessando o seu site pelo celular, ali pode estar a decisão final por uma compra. A experiência final positiva vai determinar se a venda será realizada ou não.
Já mencionamos que o RANKING DO GOOGLE leva em consideração se o website é ou não responsivo. Se o seu website for RESPONSIVO ele será favorecido pelo GOOGLE em toda a sua plataforma de busca. Isso vai aumentar seu tráfego orgânico e, consequentemente, o seu posicionamento e destaque nas páginas de busca.
Um SITE RESPONSIVO é mais leve e rápido para ser carregado num smartphone e isso reduz, significativamente, a taxa de rejeição dos usuários, ou seja, reduz a quantidade de pessoas que entram em seu website e saem porque está demorando muito para carregar ou não estão conseguindo navegar.
Cada vez mais temos ouvido falar da importância de construir uma estratégia de MARKETING DIGITAL que engloba e une todas as ferramentas disponíveis, para que possamos extrair ao máximo do que a Internet pode oferecer. Pensar numa estratégia que queria usar as REDES SOCIAIS e um projeto de WEBSITE que não seja RESPONSIVO é o mesmo que oferecer um quarto em um Hotel 5 Estrelas, mas onde as camas não tenham colchão, a experiência inicial pode ser maravilhosa, mas a final e mais importante poderá ser um desastre.
Então entenda isso: INVESTIR NUM PROJETO DE SITE RESPONSIVO, DANDO PRIORIDADE PARA A NAVEGAÇÃO PELO SMARTPHONE, É ESSENCIAL PARA QUE A EXPERIÊNCIA DOS SEUS CLIENTES ATUAIS E FUTUROS SEJA A MELHOR POSSÍVEL .
Sucesso e bons negócios!
Number, Street, City, State, Zip Code
Contato
A DIGIMAX possui o canal de comunicação direto para atendimento aos titulares de dados. Este canal está ativo atendendo às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Todos os direitos reservados | Digimax ®