O pós-venda é uma das etapas mais importantes da jornada do cliente com o seu negócio, mas infelizmente é também a etapa em que as empresas mais descuidam. Este é o momento em que você pode fidelizar o cliente para permanecer com você ‘’a vida toda’’. Com um pós-venda bem executado, você pode encantar o cliente e transformá-lo em um promotor da sua marca. Neste artigo, mostraremos como realizar um pós-venda de sucesso para você aplicar na prática.
O pós-venda é tão importante quanto a venda em si. É nesse momento que o cliente decide se continuará comprando na sua loja ou não. Por isso, é importantíssimo fazer um bom pós-venda para conquistar e manter os seus clientes fiéis.
Já que estamos falando em prática, vamos pensar no básico nessa introdução?
A seguir, te apresentaremos 9 dicas do que seria um bom começo para proporcionar um pós-venda incrível para seus clientes. Observe se algumas destas práticas você já faz:
1) Seja rápido na entrega do produto/serviço;
2) Acompanhe o cliente depois da compra;
3) Ofereça garantia dos produtos/serviços vendidos;
4) Faça pesquisas de satisfação com os seus clientes;
5) Ofereça descontos e promoções exclusivas para quem já é cliente;
6) Crie uma newsletter para informar sobre novidades e ofertas especiais;
7) Mantenha um canal aberto de atendimento ao cliente (SAC);
8) Tenha sempre um profissional preparado para dar suporte técnico ao cliente;
9) Invista em treinamentos constantes da equipe de atendimento.
Você já sabe que o pós-venda é uma das etapas mais importantes na jornada do cliente, mas infelizmente é também uma das em que mais erros são cometidos. O primeiro erro que mais se apresenta na maioria das empresas é: não ter um plano de pós-venda. O pós-venda não começa e termina no ato da venda, mas sim quando o produto/serviço chega ao destino final. É importante ter um plano para todas as etapas do processo, desde o envio até a entrega, passando pelo suporte técnico e pelos canais de atendimento ao cliente.
Em seguida, a segunda coisa que mais acontece é a empresa não manter o contato frequente com os clientes. Apesar de o contato inicial ser fundamental para realizar a venda é preciso manter o diálogo aberto com o cliente mesmo depois dele já ter adquirido o produto/serviço. Isso demonstra interesse genuíno em saber se ele está satisfeito com a compra e se está tendo um bom resultado com aquilo que foi adquirido.
O próximo erro não serve para todos os nichos, observe se o seu é assim ou não.
Existem produtos/serviços que exigem um certo nível de conhecimento para utilizá-los da melhor forma possível e obter os melhores resultados. Por isso, é importante oferecer suporte técnico especializado para esses casos, assim você garantirá que seus clientes estejam sempre utilizando os produtos/serviços da maneira correta e tirando proveito pleno do potencial oferecido por eles.
Outro erro mortal do pós-venda é não monitorar as redes sociais. Hoje em dia, as redes sociais são fundamentais para qualquer tipo de negócio, inclusive no pós-venda.
É importantíssimo monitorar constantemente as redes sociais para identificar eventuais problemas relacionados à marca/produto/serviço e solucioná-los rapidamente antes que causem grandes prejuízos à imagem da empresa. Além disso, fique atento às menções positivas sobre a marca – elas podem ser ótimas oportunidades para fazer marketing boca a boca!
Outro erro que acontece muito é a empresa não criar programas de fidelidade. Eles costumam funcionar muito bem no pós-venda, pois incentivam os consumidores a realizarem novas compras futuramente com descontos e outros benefícios condicionados à quantidade total de compras efetivadas/indicação de clientes ao longo da relação com o vendedor ou organização e auxiliam ainda na retenção de clientes.
Após a venda, é importante já iniciar ‘’de cara’’ um trabalho de pós-venda incrível
e você vai perceber que são coisas bastante simples para se colocar em prática, porém que a maioria das empresas não executam nem a metade, e é por isso que decidimos trazer neste artigo para reforçar.
Seja rápido e profissional na comunicação: Responda às perguntas do cliente o mais rápido possível e mantenha uma linguagem profissional.
Fale para o cliente sobre todos os canais de atendimento que você possui: Forneça diversas maneiras pelas quais o cliente pode entrar em contato caso precise de ajuda. Crie uma experiência personalizada: Mostre que você realmente se importa com o cliente e ofereça uma experiência personalizada, exemplo: Envie áudios no whatsapp perguntando como está indo com o novo produto/serviço, ligue para o cliente para agradecer pela compra e dizer que estão à disposição dele(a) para ajudar, etc.
Faça follow ups regulares: Crie um cronograma de contato com os clientes para que de forma organizada você possa manter o contato após a venda para garantir que está tudo bem.Isso gera mais segurança para o cliente e pode ser um fator importantíssimo de motivação para comprar mais ou indicar seus conhecidos.
Entendeu? Agora é só adaptar, estudar mais exemplos e colocar em prática no seu negócio! Sucesso e boas vendas.
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